Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos
- Necessários: papel, lápis e imagens ou impressões das atividades e comandas.
- Opcionais: celular para gravar mensagens, Whatsapp ou outro recurso para compartilhar as propostas.
Para este plano, a sugestão é que foque na atividade principal e discussão das soluções, lembrando a relevância de visitar todo o plano e selecionar as partes que considerar mais adequadas para a realidade dos alunos.
Caso você não tenha comunicação digital com a turma, escolha atividades de alguns planos que formem uma sequência. Uma sugestão é que você faça a impressão juntamente com as orientações e um cronograma para realização das atividades, para deixar disponível na escola e as famílias retirem. É interessante que estabeleça uma forma de acompanhar as aprendizagens e, para tanto, pode, por exemplo, solicitar alguns registros de soluções ou combinar a confecção de um “Diário de bordo”, onde os alunos façam os registros das aprendizagens. Solicite que as famílias encaminhem posteriormente à escola, para que você possa intervir através das próximas escolhas e enviar alguma devolutiva aos alunos.
Retomada
A proposta da retomada é uma conversa que poderá ser realizada se a aula for síncrona. Caso contrário, sugira que um familiar que possa acompanhar a aula converse com o aluno. Para tanto, oriente-o com as questões que julgar pertinentes entre as propostas no slide e no “discuta com a turma” das orientações ao professor. Se você trabalhou o plano de aula “Desafio de cores” da aula 3 desta sequência, pode explicar às famílias que se trata de um aprofundamento (plano disponível aqui).
Atividade principal e Discussão das soluções
O plano de aula traz uma proposta para que os alunos joguem em duplas. Como no ensino remoto isso se torna difícil, para uma aula síncrona, a sugestão é que realizem o jogo com os alunos divididos em dois grupos. Você deve ser o escriba, ou seja, quem vai pintar os quadrinhos indicados.
Para tanto, prepare cartazes com a figura ou utilize lousa, flip chart etc. Nesse caso, altere as regras e apresente aos alunos. Para decidir que grupo inicia, pode realizar um sorteio e depois chamar um aluno do grupo por vez para indicar uma jogada (pode utilizar, por exemplo, a ordem alfabética). Os alunos podem fazer mais de uma jogada, de acordo com o tempo da aula. Em seguida, faça um debate sobre as estratégias usadas para ganhar o jogo, como indicado no plano.
Caso realize uma aula assíncrona, encaminhe a figura com os quadrinhos e as regras do jogo aos alunos através de imagem ou impressão. Oriente as famílias para que uma pessoa que tenha disponibilidade jogue com a criança e que, previamente, leiam e conversem sobre as regras. Junte às indicações questões para que conversem sobre as estratégias.
Em seguida, peça para te encaminharem o jogo preenchido, com um registro de quem foi o vencedor e porquê ganhou. Você pode encaminhar uma síntese com algumas jogadas e estratégias aos alunos.
Observação: acrescente nas regras que o jogador deve identificar o quadrinho que irá pintar, escrevendo a primeira letra do nome dentro do quadradinho ou os números 1 e 2, sendo 1 o jogador que inicia e 2 o outro. Desta forma, não confundirão quem pintou qual quadrinho.
Encerramento
Ao final da aula síncrona ou junto com a devolutiva, apresente uma síntese das aprendizagens da aula baseada no slide de encerramento do plano de aula.
Raio X
A atividade do Raio X é planejada para ser utilizada como instrumento de avaliação processual. Se tiver possibilidade, envie para que os alunos realizem e discutam com um familiar. É importante que você tenha acesso, de alguma forma, à resolução. Se isso não for viável, utilize essa atividade para uma sondagem presencial.
Convite às famílias
Convide os familiares a vivenciarem e compartilharem com os alunos um momento de aprendizagem de forma divertida. Explique para as famílias a importância dos jogos para a aprendizagem de matemática, especialmente o desenvolvimento de estratégias, e diga que serão relevantes para a resolução de problemas. É importante salientar que, ao acompanharem os alunos, é importante conversarem sobre como jogar, como fez para vencer e o que poderia fazer diferente.