Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários:
Canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações, atividades, respostas e devolutivas;
Texto lacunado da Introdução, disponível aqui, e resolução da atividade, disponível aqui;
Texto “Vó caiu na piscina” lacunado, disponível aqui;
Jogo da concordância: regras, disponíveis aqui, e tabuleiros e cartas, disponíveis aqui.
- Opcionais:
Canais para videochamadas, como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui);
Loom (tutorial disponível aqui);
Google Jamboard (tutorial disponível aqui).
Introdução
Envie, por WhatsApp ou outro canal de comunicação, o convite para os estudantes jogarem com os colegas ou com a família o “Jogo da concordância”. Diga que, antes de explicar as regras do jogo, você gostaria de ver se eles já estão conseguindo fazer a concordância correta entre sujeito e verbo. Para isso, envie o trecho do texto lacunado que está no slide de Introdução do plano original e siga as orientações para fazer a explicação para a turma.
Estipule um prazo para o envio das respostas e organize uma devolutiva discutindo cada trecho do texto, assim como foi feito na resolução da atividade. Você pode gravar um vídeo para os alunos usando a ferramenta Loom, o que daria a possibilidade de preencher o texto lacunado enquanto narra as justificativas para as respostas.
Desenvolvimento
Avalie, de acordo com as possibilidades de acesso aos materiais e de interação entre os estudantes, qual a melhor forma de propor o “Jogo da concordância”. Uma opção é imprimir ou replicar manualmente o tabuleiro e as cartas, pegar um dado que se tenha em casa e jogar com a família ou com um colega por meio de videochamada.
Outra opção é criar um arquivo no Google Jamboard, sendo o fundo da tela o tabuleiro e as notas, as cartas. Nesse caso, os estudantes abririam o mesmo arquivo para jogar juntos (você precisaria criar um arquivo para cada dupla e compartilhar o link). A cada rodada, eles jogariam o dado e elegeriam uma carta de acordo com a casa em que caíssem (não seria possível pegar as cartas na sorte, então, nesse caso, você poderia eliminar as cartas punitivas).
Adapte as regras do jogo à situação que achar mais possível de realizar e envie os outros materiais necessários: texto lacunado, tabuleiro e cartas (disponíveis em Recursos indicados).
Combine com os estudantes um prazo para o envio do texto com as lacunas preenchidas e um relato de como foi jogar esse jogo.
Fechamento
Combine uma videochamada para compartilhar a experiência dos grupos e peça que os alunos leiam como ficou o texto completo. Aproveite para ajustar eventuais equívocos. Conclua seguindo as orientações do plano original. Grave a videochamada ou faça um resumo dela para enviar aos que não puderam participar. Caso não seja possível realizar a videochamada, compile o material enviado pelos alunos e organize uma devolutiva para toda a turma.
Convite às famílias
As famílias podem ser convidadas a participar da montagem do jogo e jogar junto com os estudantes. Para realizar esse plano de aula, será especialmente importante a presença de adultos para auxiliar na realização das propostas e na troca entre os estudantes.