Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicado
Necessários: mídias de comunicação e interação (WhatsApp ou e-mail) para envio das orientações e das sugestões de atividades. Escolha o modo mais acessível aos estudantes e às famílias.
Como se trata de uma sequência que trabalha com a oralidade e discussões, sugerimos que utilize ferramentas que propiciem a interação em encontros síncronos. Procure o mais adequado para a sua turma: para pequenos grupos de até 4 pessoas – WhatsApp; até 6 pessoas – Instagram; até 50 pessoas – Facebook Messenger ou Skype (versão gratuita). Saiba mais no artigo disponível aqui.
Padlet (tutorial disponível aqui).
Quizizz (tutorial disponível aqui).
Flippity (tutorial disponível aqui) para games e sorteios de grupos em roleta.
Opcionais: canais para aulas online, como Google Meet (tutorial disponível aqui) ou Zoom (tutorial disponível aqui).
Observações gerais
O estudo do gênero poema solicita ainda mais as habilidades de escuta compreensiva e mais atenção à oralidade e à prosódia, as quais envolvem aspectos como entonação, tonicidade e pronúncia no uso da língua. Esses aspectos implicam na melodia e no ritmo empregados para os efeitos de sentidos pretendidos e indicados na declamação dos poemas. Além disso, há intencionalidades específicas nos poemas, que implicam também criar novos e diferentes sentidos para as palavras. Sendo assim, a leitura e produção textual desse gênero demandam discussões e reflexões para atribuir e produzir múltiplos sentidos às palavras no poema. Recomendamos, por isso, o uso de podcast e vídeo para as interações e envio de atividades entre professores e estudantes, nesta sequência de 15 planos dedicados ao gênero.
Introdução: Figuras de Linguagem – Metáfora e Comparação
Tendo em vista o momento do ER, que solicita orientações e períodos mais breves nas diferentes etapas da aula, sugerimos que utilize uma ferramenta síncrona para esta aula (veja indicações no início desta adaptação, em “recursos necessários”). Escolher aquela que atender melhor a sua turma. Inicie esta adaptação mostrando o slide 1 da introdução. Pergunte aos estudantes o que eles conhecem a respeito deste tema: o que são figuras de linguagem? E metáfora? E comparação?
Separe a sua tela como uma lousa, em duas partes: de um lado, anote as respostas; de outro, coloque dois exemplos bem básicos para diferenciar comparação e metáfora. Sugerimos algo como: “Joana canta como um passarinho” e “Joana é um passarinho”. Vale destacar que nem sempre é tão fácil diferenciar essas duas figuras de linguagem em poemas mais complexos. Faça um Quizizz (tutorial disponível aqui) para que eles definam qual dos dois exemplos corresponde à comparação e qual corresponde à metáfora.
Obtido o resultado, sem comentar ainda qual é a resposta correta, faça um sorteio para que alguns deles compartilhem e justifiquem sua resposta. Para isso, você pode usar a ferramenta Flippity (tutorial disponível aqui). Depois de ouvi-los, dê a resposta correta e exponha características de cada uma dessas figuras, comentando que elas ocorrem por analogia, ou seja, quando queremos aproximar por palavras dois seres (num sentido bem amplo – podem ser ações, movimentos, sentimentos, pessoas, animais etc.) diferentes.
Antes de continuar a mostrar as especificidades da metáfora e da comparação, evidencie a ideia que a expressão “figura de linguagem” carrega, ou seja, o sentido da palavra “figura” vem do verbo figurar, que significa representar a realidade por meio de figuras, como nas artes plásticas, nas ações de desenhar, pintar, esculpir etc.; sendo assim, figuras de linguagem criam “imagens” com as palavras.
Orientamos a não estabelecer a diferença entre metáfora e comparação apenas pelo uso ou não de palavras de ligação como conjunções comparativas: como, tal qual, assim como etc. Nem sempre é o que vai determinar a diferença no uso dessas figuras de linguagem nos poemas. Antes, ressalte que as comparações propõem analogias mais diretas e previsíveis (lançam mão dos sentidos literais). No caso da comparação, costumamos usar uma palavra de ligação entre o que está sendo comparado – as conjunções comparativas: como, tal qual, assim como. Retome o exemplo "Joana canta como um passarinho", em que a analogia se faz pelo ato de cantar; entende-se claramente que Joana canta bem, pois essa é uma característica dos passarinhos, que estamos aproximando de uma característica de Joana.
Já as metáforas propõem analogias mais indiretas, menos previsíveis (criam novos sentidos, mais complexos). A metáfora pode ser elaborada sem palavras de ligação entre o que está sendo comparado, o que é mais comum. Podem, às vezes, até usar na sua elaboração palavras de ligação, mas mantêm a comparação pouco previsível. Retome o exemplo "Joana é um passarinho". Nesse caso, não fica evidente que analogia está se fazendo: pode ser que Joana seja fraquinha, magrinha ou assustada como um passarinho; pode ser que ela cante bem, ou ainda que goste de se vestir com cores diferentes, ou tudo isso junto. Mostre que a metáfora abre espaço para que possamos atribuir diferentes sentidos. Nos poemas, além disso, criam-se sentidos inesperados. Se você está seguindo a sequência dos planos de poemas, lembre-os dos textos de Manoel de Barros, que foram apresentados anteriormente, ou traga um exemplo de metáfora em outro poema.
Motive-os a participar dessa discussão e reflexão, a tirar dúvidas, e comunique que na continuidade da aula, em duplas e trios, vão fazer uma atividade para aplicar esses conceitos em análises de pequenos poemas de Ana Martins Marques e Eduardo Jorge. Escolha o modo mais adequada para a sua turma de formar as duplas e trios (caso queira sorteá-los, indicamos o Flippity, cujo tutorial está disponível aqui). Finalize esta etapa com todos já cientes de seus parceiros e a turma como um todo dividida em três grandes grupos.
Desenvolvimento: De Ana para Eduardo – Ana Martins Marques
Recomendamos que, ao trabalhar com poemas, situe sempre o poeta, seu contexto social, histórico, seu perfil, suas obras, suas predileções, seu estilo, o tom que imprime aos textos. Os gêneros literários, sobretudo, demandam esses conhecimentos prévios para que a atribuição de sentidos e a fruição ocorram de uma maneira mais prazerosa, com menos resistência. Apresente a eles os poetas Ana Martins Marques e Eduardo Jorge antes de começar as atividades.
Para esta etapa, siga as orientações ao professor do plano original, que constam nos slides 1 e 2 do desenvolvimento. Ressaltamos apenas a importância de contextualizar os trechos dos poemas com que vão trabalhar nesta etapa da aula, conforme o plano original, cuja fonte está no slide 1 do desenvolvimento. É importante destacar que vão analisar os trechos retirados de poemas, além de disponibilizar a fonte para que conheçam o poema completo.
Para o compartilhamento das respostas dos estudantes, utilize um mural do Padlet preparado por você para recebê-las. Nesta adaptação, solicite que os estudantes discutam conjuntamente as respostas. Oriente que apenas um deles faça os destaques no trecho do poema e grave um áudio com a explicação se é metáfora ou comparação, justificando a resposta, para publicá-los na ferramenta. Após as postagens, compartilhe com eles o gabarito, explicando-o e tirando dúvidas. Depois, deixe um áudio na mesma ferramenta com essa devolutiva para que possam consultar.
Fechamento
Para o fechamento da aula, siga a atividade de desenho proposta no plano original, mas de forma individual. Oriente que os estudantes façam os desenhos em papel, coloquem o nome e fotografem-no para compartilharem também no Padlet, num formato de exposição. Estipule um prazo (que não precisa ser na mesma aula) para que finalizem essa tarefa.
Para motivá-los, informe que os familiares serão convidados a visitar essa exposição. Deixe suas devolutivas, coletivas ou individuais, também no Padlet, por escrito ou áudio. A expectativa é que façam a transposição das imagens com palavras (figuras de linguagem) para as imagens com desenhos e pinturas, ou outras artes plásticas, e mantenham o gosto no brincar com as palavras, fazendo variadas descobertas.
Convite às famílias
É importante que as famílias sejam informadas que os estudantes continuam a sequência de aulas que envolve o gênero poema. Informe-os que os estudantes vão precisar trabalhar coletivamente, com você e a turma toda, de maneira síncrona. Além disso, vão fazer uma atividade em duplas e trios. É preciso, então, que reservem o horário da aula para que os estudantes não se atrapalhem com a dinâmica da casa, possam fazer uso do celular e internet etc. Ao final, eles terão a tarefa de fazer, num determinado prazo, um desenho, que deve ser fotografado e entregue pelo Padlet. Informe o prazo e oriente que conversem com o estudante para saber que material será necessário para a realização dessa tarefa. Reforce a importância do apoio da família para que eles cumpram a tarefa, participem e interajam com toda a turma e com as suas devolutivas. Comunique ainda se haverá sequência dessas atividades relativas ao gênero poema. Nesse caso, adiante-se e faça um cronograma para que todos possam se organizar e auxiliar os estudantes.