Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano MAT2_19GRM03
Recursos
— Necessários: Atividade impressa, ou enviada pela internet (Google Meet, Zoom; WhatsApp; celular; Google Classroom).
— Opcional: Confecção do material do jogo pelos próprios alunos.
Para este plano foque na etapa da Atividade principal.
Atividade principal
A atividade consiste em um jogo de trilhas das medidas. Para que os alunos consigam realizar a atividade em duplas como é sugerido na proposta original, oriente que convidem pessoas de seu convívio familiar para jogar com eles. Envie as consignas com as orientações e regras junto com algumas perguntas e o material que deve ser confeccionado antes do jogo. O jogo pode ser realizado sozinho também e, se achar conveniente, mude as regras e permita mais essa adaptação, dando opções para casos de alunos que não tenham outra pessoa que possa jogar com eles. Neste caso, você pode encaminhar as respostas das perguntas do jogo para que os responsáveis, ou o próprio aluno, possa conferir e seguir o jogo. Se você não tiver comunicação on-line com seus alunos, encaminhe o documento impresso da atividade e peça para que eles recortem e montem o material antes de iniciarem o jogo. Incentive uma reflexão pós jogo enviando também perguntas sobre o que acharam mais fácil ou difícil de acertar, e como fizeram para pensar nas resoluções. Peça que registrem no caderno, com desenhos também se quiserem, e enviem para você. Você pode perguntar:
- Você achou o jogo difícil?
- Como fez para responder às perguntas?
Você pode postar no Google Classroom o documento com o material da atividade e encaminhar algumas questões e orientações que achar necessárias. O material para o jogo pode ser impresso pelos alunos e depois recortado.
Você pode enviar a imagem do material do jogo pelo WhatsApp e pedir que os alunos reproduzam em seus cadernos com ajuda de um familiar. Dará mais trabalho aos alunos, mas não é impossível. Outra opção é gravar um áudio com as orientações e as regras do jogo e tirar dúvidas sobre a maneira de jogar. Nos slides 5 e 6 há possibilidades de jogadas que podem servir como exemplos aos alunos. Tire print desses slides e envie no grupo para eles. Encaminhe também as questões para nortear o desenvolvimento da atividade. Peça que depois enviem para você um áudio ou mensagens por texto, contando como foi o jogo.
Discussão das soluções
Peça para que os alunos expliquem o desenvolvimento do jogo e exponham como elaboraram os pensamentos para decidir se a carta era verdadeira ou falsa. Pergunte:
- Todas as afirmações das cartas eram verdadeiras?
- Comente algumas cartas que estavam com informações falsas e explique como você faria para torná-las verdadeiras.
Se não tiver contato on-line com os alunos, reúna as principais justificativas enviadas por eles e envie com a devolutiva e o encerramento da atividade. Inclua as ideias que forem diferentes das apresentadas por eles. Você pode inserir comentários nas tarefas deles, se sua comunicação com os alunos for pelo Google Classroom.
Encerramento
Este é o momento de retomar os conceitos da aula. É importante ressaltar as diferenças entre as medidas padronizadas e não padronizadas. Fale da importância das medidas padronizadas para comunicar a exatidão nos valores. Você pode disponibilizar essa sistematização para os alunos por meio impresso, usando a imagem do slide 8 ou por compartilhamento de tela, conforme for o seu caso.
Convite às famílias
Peça aos responsáveis para que apoiem os filhos na realização da atividade. Oriente que ajudem na confecção do material para o jogo e depois com a leitura das cartas. Você pode enviar um texto solicitando esse envolvimento dos familiares no jogo e dar orientações; ou gravar um áudio e enviar, se tiver comunicação pelo celular.