Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT3_13ALG05
Recursos
- Necessários: estojo, papel ou caderno do aluno para que faça as anotações pertinentes.
Algum meio de comunicação com alunos: Zoom, Meet, WhatsApp, e-mail ou impressão.
Atividade principal
- Opcionais:
Jogo: Tiro ao alvo
Jogo: Turnê mundial de tiro com arco
Jogos físicos: JOGOS E ATIVIDADES LÚDICAS NO ENSINO DA ÁLGEBRA
Artigo: Álgebra nos anos iniciais
Celular, computador ou tablet
Para este plano, foque na etapa da Atividade principal
Aquecimento
Apesar de o foco ser a atividade principal, o aquecimento pede que os alunos pesquisem o que significa a palavra equivalente. Você pode enviar essa questão por WhatsApp, e-mail ou outro meio de comunicação e interação que você estiver utilizando antes da aula e pedir que os alunos procurem o significado no dicionário e compartilhem com os colegas pela mesma via que foi enviada. Você pode comentar as respostas dos alunos complementando as suas respostas. Dessa forma, quando a aula começar, todos já estarão apropriados desse conceito.
Atividade principal
O foco desta atividade principal é a relação entre o símbolo de igual e equivalência. Os alunos precisam ter acesso à imagem do alvo da atividade principal. Se você estiver em uma aula síncrona (Zoom, Meet…), pode apresentar o slide para a turma e explicar a atividade. Eles devem copiar a situação problema desenhando o alvo. Caso a aula não seja síncrona ou não tenha acesso à transmissão por vídeo, você pode fotografar o alvo do slide ou da atividade principal para imprimir. Pode compartilhar a imagem do alvo com os alunos via WhatsApp ou e-mail e o enunciado por texto ou áudio. Você pode também gravar um vídeo efetuando a leitura da situação problema e mostrando a atividade também. Eles também devem copiar o enunciado e o alvo no caderno. A princípio, os alunos devem pensar individualmente na resolução da situação. Você pode guiar a ação dos alunos enviando alguns questionamentos:
- João pode ter acertado exatamente os mesmos alvos que Marcelo? Por quê?
- Que possibilidades João tinha de fazer também 50 pontos?
- E se João errasse algum dardo, quais seriam as possibilidades dele de tirar 50 pontos?
Depois, os alunos podem compartilhar a sua resolução com toda a turma através de vídeos, fotografias, áudios ou textos. Você pode organizar um álbum de fotografias virtual para postagem de fotografias e, assim, compartilhar com todos os alunos e com as famílias.
Discussão das soluções
A discussão das soluções desta atividade pode ser compartilhada através dos slides ou das imagens dos slides, mas o importante é que os alunos confrontem as suas respostas e conclusões com as que foram mostradas nos slides. Eles podem opinar concordando ou discordando do que foi mostrado no slide.
Encerramento
Levante com os alunos os conceitos aprendidos nesta aula através de questionamentos que os ajudem a concluir o que foi feito. Leia ou compartilhe o slide de encerramento para que os alunos copiem no caderno como forma de anotação para consultas posteriores. Pergunte se os alunos gostariam de complementar o registro com alguma outra informação.
Raio X
A atividade do Raio X pode ser usada como tarefa de casa ou como avaliação da aula. Envie e faça a discussão da mesma forma que fez com a atividade principal. Lembre-se também que há atividades complementares que podem ser enviadas para os alunos como atividades de fixação ou sistematização, escolha as que melhor se adéquam à sua turma.
Convite às famílias
O envolvimento das famílias nas atividades escolares com os alunos é o ideal nesses momentos, principalmente na organização deles, mas devemos considerar que algumas vezes essas pessoas estão trabalhando ou não apresentam condições de ajudá-los. Portanto, o que colocamos são apenas sugestões.
Uma forma de envolvimento da família com os alunos é brincando de tiro ao alvo. Eles podem desenhar o alvo em um papel, colocar os números e tentar fazer números equivalentes jogando massinha ou miolo de pão. Será uma divertida atividade em família. A família também pode incentivar os alunos a jogarem os jogos indicados.