Plano de Aula

Plano de aula: Jogo das relações métricas

Plano 4 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Relações métricas no triângulo retângulo

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor:  Flávia Adolf Lutz Keller

Mentor: Lara Martins Barbosa

Especialista de área: Pricilla Cerqueira

Habilidade da BNCC

EF09MA13 - Demonstrar relações métricas do triângulo retângulo.

Objetivos específicos

Identificar possíveis valores no triângulo verificando as relações métricas num triângulo retângulo.

Conceito-chave

Aplicação das relações métricas em triângulos retângulos.

Recursos necessários

Um kit de jogo para cada grupo de 5 alunos (triângulo e tarjas com medidas).

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

Identificar possíveis valores no triângulo verificando as relações métricas num triângulo retângulo.

Aula

Resumo da aula
Resumo da aula Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Despertar o interesse dos alunos através da aplicação de um jogo.

Propósito: O jogo sempre é muito bem visto por alunos. O desenvolvimento de uma atividade lúdica, de desafio, geralmente desperta nos alunos uma predisposição à participação.

Discuta com a turma:

  • Chame os alunos para participar ativamente do jogo. Se for possível, apresente alguma “premiação”: um bombom, saquinho de balas para o grupo que realizar o desafio com sucesso.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO